IMEDIATISMO DAS DEMANDAS DA TECNOLOGIA É PREOCUPAÇÃO DE EXECUTIVOS E DO MUNDO CORPORATIVO. DE UM LADO RISCOS DOS INVESTIMENTOS E DE OUTRO, A NECESSIDADE DE NOVAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. COMO LIDAR COM ESSAS QUESTÕES TÃO AFLORADAS NA ATUALIDADE? ONDE FICAM AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS A LONGO PRAZO?
É muito interessante esse contexto de tamanho desafio. Para lidar com questões como essa, o Programa Social Business de Empreendedorismo na Diplomacia Social , através da Psicologia Empresarial, pode ajudar a elaborar soluções frente ao impacto que a transformação tecnológica traz à economia de forma geral e na relação entre empresas e negócios. O trabalho é bastante árduo para manter foco constante nas oportunidades imediatistas, sem perder a visão de médio e longo prazo.
Uma das recomendações é se ter consenso e fazer análise crítica com base em Dados, capaz de apontar para a melhoria nos processos, sendo prioritário a comunicação e o “deployment” da informação, tanto interno quanto externo.
Outro aspecto interessante é trazer Pessoas, Tecnologia e Organizações para mais perto do “Board” e dos diversos níveis corporativos de forma a se ter profissionais integrados aos negócios e as comunidades; estes serão mais assertivos, as equipes e lideranças mais dinâmicas ao criar conectividade interpessoal e intrapessoal.
Adotar atitude de abertura ajuda a ampliar horizontes e a delinear um design social corporativo voltado a novas habilidades alicerçadas no modelo de “Retrofit Cultural” como estratégia de desenvolvimento de prontidão para atendimento às demandas no contexto do trabalho.
Outro ponto relevante é impulsionar a força propulsora da tecnologia na busca da “Excelência” por profissionais e executivos para se ter visão clara do que se precisa e o que conquistar. Isso aponta para a realização de investimentos em ferramentas acadêmicas de alta performance, saber lidar com o aceleramento do desenvolvimento em tempo real, valorização de network específica para troca de conhecimento e informação, concentração em processos e controles e abordagens para ir além do curto prazo.
Agregar Projetos de Boas Causas num ambiente tão rico, eleva o nível motivacional das equipes e fortalece a marca e a imagem institucional e corporativa. Chamamos esse formato de “Coworking IN Double”. Para o Instituto Soul, o valor está em unir Pessoas, Tecnologia e Organizações de forma personalizada pois compreende que 1 Líder + 1 Líder = 100 outros e que se multiplicam e fazem a capilaridade da informação acontecer de maneira produtiva e construtiva.
Comunidades interativas e interconectadas são desenvolvidas no contexto local e/ou global ao dar consistência ao “Coworking IN Double” e contribuir para uma força tarefa de coalizão em todas as partes interessantes são reconhecidas e valorizadas ao integrar os movimentos contínuos e evolutivos.
O Instituto Soul entende que o imediatismo das demandas da tecnologia é estratégico para o mundo corporativo. Percebe também que há riscos não só de investimentos, mas de pessoas pela necessidade de novas habilidades e competências. Lidar com essas questões tão afloradas da atualidade torna-se oportunidade criativa de adaptação aos avanços tecnológicos, mas confia nas experiências construídas a longo prazo que garantirão a perenidade dos negócios.