
O Jornal Brasileiro de Oftalmologia (JBO), uma das principais publicações científicas da área no país, destacou em sua edição mais recente a campanha de divulgação do aplicativo Be My Eyes, promovida pelo Instituto Soul.
A matéria ressalta como o Instituto vem utilizando sua experiência em projetos sociais e comunicação para dar visibilidade a essa tecnologia inclusiva, que conecta pessoas com deficiência visual a voluntários ao redor do mundo. A proposta do aplicativo é simples e transformadora: com apenas alguns toques no celular, qualquer pessoa com baixa visão ou cegueira pode contar com o auxílio de um voluntário que oferece suporte em tempo real para atividades cotidianas.
Em entrevista dada ao Jornal, Sheila Pimentel, fundadora e diretora do Instituto Soul ressalta: “A visão é um dos sentidos mais presentes no nosso cotidiano e também uma das principais vias de construção simbólica da realidade. Ver é compreender, é decodificar o mundo, mas também é ser visto”.
Para o Instituto Soul, a campanha com o Be My Eyes reafirma um de seus pilares: unir inovação e impacto social. Ao impulsionar o alcance da ferramenta, o Instituto amplia as possibilidades de autonomia, acessibilidade e participação plena das pessoas com deficiência visual.
O destaque no JBO é também um reconhecimento da relevância da campanha e do papel do Instituto Soul em conectar tecnologia, empatia e cidadania.
A matéria completa pode ser lida no site do Jornal Brasileiro de Oftalmologia: https://www.sboportal.org.br/2025/jbo/jbo-210/#p=16


