Interligados

DESCOBRI QUE SER PESSOA INTEIRA EXIGE SENTIDO DE EVOLUÇÃO COM EQUILÍBRIO. O TEMPO DE HOJE ESTÁ APENAS COMEÇANDO. A TRAVESSIA ACONTECE COM A INICIATIVA INDIVIDUAL DE QUERER SER PARTÍCIPE DO MUNDO DÍSPAR. UMA VIAGEM DE EXPANSÃO, ESCOLHA, REFLEXÃO E ABERTURA À CRIATIVIDADE.

Após reler uma entrevista de Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, publicada pela McKinsey em junho de 2023 em que ele fala sobre o processo criativo que é fabulosamente imprevisível e que uma grande ideia não pode ser prevista, tomei a iniciativa de fazer uma lista de afazeres expansivos que precisaria incluir em minha bagagem pessoal e profissional no meu dia a dia.

Como preciso estar interligado e interconectado 24h em tempo real, perguntei-me então, o quanto a IA poderia me ajudar a ser criativo ou seria eu mesmo um eventual “protótipo humano robotizado do futuro” com 100 % de Inteligência Emocional de mim mesmo, sem saber o que fazer com ela?

Seguindo essa trajetória, permiti que minha mente me levasse à elaboração de um Q&A- “Questions and Answers” tradicional, mas que nunca havia feito antes. Sinceramente, foi muito interessante e inesperado.

Primeiro, me vi pensando: – O que eu devo fazer para Ser uma Pessoa Inteira? A resposta foi: – Seja simples, se possível, minimalista! E aí me perguntei: O que é ser simples? – Veio uma avalanche de respostas em meus pensamentos:

1- Perceba o mundo a sua volta, diversifique o olhar e misture natureza, casa, amigos, família, horizontes, updates, mas com equilíbrio e coerência, um de cada vez;

2- A partir daí, curta a vida de forma espontânea, autêntica e pacífica: medite, caminhe, ande de bike, brinque, pratique esportes e divirta-se com as pequenas coisas;

3- Seja um companheiro de bem com a vida e com amigos para se sentir parte. 

Em segundo, me perguntei: – Por que Fazer? A resposta foi:- Porque faz parte da ciência e da beleza da vida!

1- Aprender e experimentar a liberdade de ter bem-estar e harmonia interior com o exterior;

2- Ver o mundo em sua real dimensão e concretude com “olhos avisados e criativos”;

3- Conseguir ser e saber autossustentar a partir do sinergismo com pessoas interessadas e interessantes;

4- Saber equilibrar a rotina ao flexivelmente invertido processo de lidar com as emoções, a ansiedade e a frustração;

Em terceiro, me reconectei e pensei: – Mas, como vou fazer? A resposta foi: Tenha coerência!

1- Invista no desenvolvimento do Capital Talento, ganhe experiencia ao fazer local com impacto global e ao otimizar processos;

2- Arrisque em boas ideias e boas causas, mas inclua a tecnologia em tudo que vier a fazer;

3- Traga forte sentimento de humanidade (Para a Humanidade, as Humanidades- Seneca, 4AC).

E em quarto, não menos importante, me questionei: – E, para quem fazer? A resposta foi: – Para mim, aqui agora, e para as gerações atuais e futuras.

1- Para mim ao tomar consciência de que ao fazer melhor, o mundo a minha volta será melhor; para todos ao lembrar que as escolhas de hoje não são para vida toda, mas as consequências sim;

2- Para cada pessoa saber que a diversidade dos pensamentos e das ideias ampliam as oportunidades;

3- Para todos aceitaram que o mundo é único, mas plural e todos somos partes interessadas numa sociedade de todas as idades.

Conclui que para Ser Pessoa Inteira é preciso ter consciência de que 1+ 1 = 100, ou seja, multiplicamos no individual e expandimos no coletivo, para que o mundo possa ser existencial para todos.

Aprendi no Instituto Soul, no Programa My Soul de Psicologia Aplicada, que cabe a mim a decisão de ser pessoa inteira ao adotar o sentido de evolução com equilíbrio; ao perceber que o tempo de hoje está apenas começando; e que a travessia começa com a iniciativa individual de querer ser partícipe do mundo díspar – uma viagem criativa de expansão, reflexão e abertura.

Determinei para mim que este seja este um bom propósito para 2024: SER PESSOA INTEIRA porque integro um mundo em que todos vivemos e onde somos o que somos tanto no individual quanto no coletivo, conscientes do hoje e do amanhã.

Relato de uma pessoa viajante do mundo díspar, compromissada com o espírito de “retrovitar” princípios, valores e propósitos para os novos tempos. Diversamente criativo, único e diferente. Instituto Soul, ir além das fronteiras no individual e no coletivo.


Top