Inspire-se, informe-se e transforme:

Explore o Blog Somos

Inspire-se, informe-se e transforme: Explore o Blog Somos

Instituto Soul celebra o primeiro ano do Projeto Cuidare em Piau, reforçando a cultura local e inaugurando o Comunidade Total

Nos dias 21 e 22 de setembro, Piau viveu momentos marcantes que uniram cultura, identidade e futuro.

No dia 21/09, a cidade recebeu a primeira edição do BanART Festival, realizado na Casa Di Sasso, com oficinas criativas, gastronomia, apresentações culturais e música. A festa homenageou o Dia Mundial da Banana (22/09) e destacou a fruta que é parte da identidade de Piau, sua principal fonte de renda agrícola e inspiração para a arte, a culinária e o empreendedorismo local.

Já no dia 22/09, data oficial do Dia Mundial da Banana, o município foi palco do marco institucional do Programa Comunidade Total, uma iniciativa do Instituto Soul em parceria com a Prefeitura de Piau. O encontro reuniu lideranças locais, parceiros e especialistas que compartilharam conhecimentos, apresentaram resultados e traçaram perspectivas para os próximos anos. 

A manhã começou com um café de boas-vindas, seguido da abertura oficial conduzida por Roger Hungria Secretário de Saúde e Assistência Social, que destacou a importância do momento para a cidade e falou sobre a cultura e a identidade de Piau, lembrando a força da banana como símbolo dos 157 anos do município.

Na sequência, Sheila Pimentel, coordenadora técnica do Projeto Cuidare e Diretora do Instituto Soul, apresentou os resultados do primeiro ano da iniciativa, que integra saúde e educação em prol da inclusão social. Ela também detalhou as perspectivas de expansão, as oportunidades de desenvolvimento e apresentou a equipe multidisciplinar responsável pelo avanço do programa. Participaram deste momento representantes da comunidade, Diretores das Escolas Municipais e Estaduais, Coordenadores do CRAS, profissionais da saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Piau e o Secretário de Saúde e Assistência Social. 

Paralelamente, ocorreu uma programação complementar voltada para profissionais da saúde e assistentes sociais, que reuniu nomes de destaque. Amin Farage Neto, psicólogo e mestrando em ABA, junto com Bernardo Perona, Gestor de Branding do Instituto Soul, deram as boas-vindas e apresentaram os objetivos da jornada.

Especialistas de diferentes áreas trouxeram contribuições fundamentais: Daniela Magalhães, psicopedagoga e sócia do Instituto Soul, abordou as Trilhas de Inclusão TEA com ABA; profissionais do Grupo Ganep, um importante ecossistema de eventos e iniciativas científicas focado em nutrição, com o maior congresso de nutrição da América Latina, representado Dra. Verônica Luiza Vale Euclydes, doutora em ciências pelo Instituto de Psiquiatria da USP,  falando sobre as particularidades da nutrição de pessoas no espectro TEA; o arquiteto Diego Emmerick apresentou novas perspectivas para os espaços de convivência; a médica Dra. Vivian Maria Gomes Oliveira trouxe o olhar clínico da medicina; e a advogada Dra. Luiza Vianna explicou sobre os benefícios legais disponíveis às famílias e atendidos. A artista Wanessa Bittar encerrou com a apresentação do projeto RecriaJF, mostrando a potência da arte como instrumento de talentos e inclusão. Além disso, contamos com a presença da ENACTUS, uma organização internacional sem fins lucrativos que conecta estudantes universitários, líderes acadêmicos e executivos para aplicar o empreendedorismo social no desenvolvimento de projetos com impacto socioeconômico e ambiental, representada por Eduardo de Lima Araújo e Cauã dos Santos Delfino.   

O encontro contou ainda com a apresentação do Projeto Piloto Social Comunidade Total (2026 a 2028), em que a Diretora do Instituto Soul convidou a comunidade e os parceiros para uma cooperação em prol do desenvolvimento do empreendedorismo e da melhoria da qualidade de vida em Piau.

Houve também um momento de reconhecimento especial ao Atlético Esporte Clube, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Piau, e a Prefeitura Municipal de Piau pela cooperação junto ao FIA. Pais, educadores, representantes do CRAS e demais profissionais locais também participaram, enriquecendo a troca de experiências.

Esses dois dias mostraram que em Piau pulsa o coração da banana: um símbolo de tradição, sustentabilidade e futuro coletivo, que conecta cultura, saúde, inclusão e desenvolvimento comunitário.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso
Atenção.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso
Atenção.

(11) 96033-7900 / (32) 99147-0068

contato@institutosoul.org.br

R. Espírito Santo, nº 1207 – 2º andar, Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-040

(11) 96033-7900 / (32) 99147-0068

contato@institutosoul.org.br

R. Espírito Santo, nº 1207 – 2º andar, Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-040

Botão Flutuante
Top