
Introdução
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde cerca de 5,8% da população brasileira sofre com a depressão, um número superior a outros países da América Latina, como o Uruguai e a Colômbia. A depressão e as doenças mentais ainda são estigmas na sociedade, causando resistência na procura de ajuda e afetando não só a saúde mental, mas também a física. A Psicologia se insere nesse contexto como uma aliada essencial. Ela utiliza princípios e métodos científicos para tratar e prevenir problemas mentais e emocionais, promovendo o bem-estar psicológico. Ao oferecer ferramentas práticas e estratégias de enfrentamento, a psicologia aplicada ajuda os indivíduos a lidar com estresse, ansiedade, e depressão, melhorando sua qualidade de vida.
A conexão entre emoções e o organismo
Felicidade, tristeza, tédio, ansiedade e medo são só algumas das emoções que impactam o organismo do ser humano. À medida que estamos expostos a essas sensações constantemente, reações ocorrem por todo nosso corpo: fadiga, alterações cardiovasculares, enxaquecas e até mesmo inflamações pelo corpo. O estresse e a ansiedade, por exemplo, afetam diretamente nosso sistema imunológico, nos tornando mais suscetíveis a doenças. Já a felicidade é uma emoção responsável pela produção e liberação de hormônios que nos dão sensação de bem-estar e plenitude. É visível que a relação entre corpo e mente é um área a ser compreendida e é de extrema importância para o bem-estar individual.
O que diz a neurociência ?
O papel da psicologia na obtenção de hormônios que possibilitam uma sensação de bem-estar é fundamental para que se viva de uma maneira mais equilibrada. Hormônios como a serotonina, que nos auxilia na regulamentação do sono, no humor durante o dia e até mesmo no apetite; a dopamina, que promove a sensação de prazer e a ocitocina, hormônio responsável por causar a união e empatia entre as pessoas.
Nos últimos tempos, a neurociência vem se aprofundando para compreender melhor as interações entre os comportamentos humanos e a saúde física. As emoções, por exemplo, desempenham um papel fundamental nessa relação. A ansiedade pode causar falta de ar e insônia; a tristeza pode causar cansaço; e a raiva pode causar desde tremores até mesmo manchas na pele.
A psicologia aplicada se insere precisamente nas relações entre corpo e mente. Praticar psicoterapia possibilita o desenvolvimento e o fortalecimento da resiliência emocional, promovendo uma vida mais emocionalmente saudável e auxiliando na produção de hormônios que transmitem uma sensação de bem-estar, como a endorfina, que é responsável por inibir irritações e contribuir para a felicidade dos indivíduos.
Conclusão
A saúde física e a saúde mental são interdependentes, influenciando-se mutuamente de maneiras complexas no corpo humano. Cuidar da mente a partir da psicologia é essencial para manter o corpo saudável, assim como manter uma boa condição física contribui significativamente para o bem-estar mental. A prática regular de exercícios físicos, a meditação e a proximidade com a natureza, por exemplo, são práticas que auxiliam a melhorar suas atividades mentais e almejam você a chegar a uma vida mais plena e equilibrada.
Psicologia Aplicada no Instituto Soul
No Instituto Soul, a Psicologia Aplicada é a “mão” invisível que permeia e fortalece todas as áreas do nosso trabalho. Nossos serviços abrangem Psicologia Clínica, adulto e infantil, Empresarial, Vocacional e Carreira, sempre com a mesma dedicação e profissionalismo. Atuamos com psicoterapia individual e de casais, consultoria e intervenção em organizações, orientação vocacional e apoio no desenvolvimento e planejamento de carreira.
Para mais informações entre em contato através do e-mail contato@institutosoul.org.br ou pelo contato (11) 960337900 / (32) 99147 0068.

