
O contexto atual é de mudanças extremamente rápidas, onde as tecnologias se aprimoram cada dia mais e engendram novas formas de ser e estar no mundo. A fim de estar em sintonia com o fluxo dessas mudanças e delinear a narrativa do “DNA das Próximas Gerações” com verdade e propósito, é preciso atentar-se à importância da Psicologia nas tendências evolutivas para o futuro.
O livro “A Psicologia no futuro: os psicólogos mais destacados do mundo falam sobre o futuro de sua disciplina”, de Juan Antonio Ardila, aborda este tema. Na obra, o autor argumenta que compreender o passado é crucial para antever o futuro, considerando os desafios que a perspectiva do mundo presente-futuro aponta. Ardila identifica seis características que, segundo ele, definirão a Psicologia: maior ênfase na ciência, foco em temas sociais, teorizações com modelos matemáticos, abordagem de problemas complexos, maior profissionalização e especialização, e integração em torno de um paradigma unificador. Nesse sentido, o livro apresenta entrevistas com 50 psicólogos de renome internacional, explorando suas visões sobre o futuro da disciplina.
Os entrevistados abordam diversas tendências, tais como a importância da Psicologia na resolução de questões globais, as influências das novas tecnologias na personalidade humana e a crescente necessidade de uma abordagem psicológica científica. Além disso, Ardila sugere que o futuro da Psicologia estará intrinsecamente ligado ao avanço tecnológico, destacando o papel crescente das neuroimagens e a possibilidade de modelos computacionais substituírem modelos animais e humanos na pesquisa.
Antenado a essas tendências, o Instituto Soul atua junto à Psicologia do Futuro, através de práticas constantemente atualizadas, de maneira a atender às demandas sociais que as inovações do mundo colocam às gerações em todos os tempos. É essa sintonia que torna possível uma atuação local que impacta em âmbito regional e global. Venha compartilhar as experiências da Psicologia do Futuro conosco!

